segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fatores que contribuem para o ganho de peso


Ao subir na balança é comum responsabilizarmos a variação de peso como apenas ganho de gordura corporal. Porém, jamais pense dessa forma, pois a pesagem também inclui músculos, ossos, pele e vísceras. O aumento do peso pode acontecer devido ao ganho de massa muscular durante um programa de musculação, por exemplo.

Por isso, não acredite em dietas que prometem grande perda de peso em pouco tempo, pois elas não preconizam perda de gordura. Muitas vezes, o que ocorre é a perda de líquidos, prejudicial à saúde.

Da mesma forma que engordamos lentamente, devemos emagrecer lentamente. O segredo está na reeducação alimentar. Isso significa aprender a ingerir os alimentos de forma correta e, principalmente, equilibrada e não oscilar entre períodos de total controle e períodos de total descontrole.

Quanto maior a quantidade de comida no seu prato, maior são as chances de acúmulo de gordura, pois o limite do fígado e dos músculos para estocar a energia é ultrapassado. A medida ideal para respeitar suas capacidades é realizar pequenas refeições intercaladas por um período de duas a três horas. Isto é, de cinco a seis refeições diárias, sendo o café da manhã a mais importante de todas.

Café da manhã - O organismo considera a refeição matinal como a principal, já que reconstitui as reservas de energia utilizadas durante a noite. Isso significa romper com um jejum de oito ou 12 horas. Além disso, ajuda a restabelecer as funções do aparelho digestivo e a acelerar o metabolismo do organismo.

Quem “pula” o café da manhã, em geral, não recupera os nutrientes no almoço ou no jantar. Aliás, caso não tenha feito as refeições durante o dia de maneira adequada, jamais desconte tudo no jantar. O organismo não funciona com essa “lei da compensação”.

O excesso de gordura passa pela reeducação alimentar, mas não deixe de aliá-la à prática regular de exercícios físicos. Ambas supervisionadas por profissionais da área de nutrição farão com que o processo ocorra de maneira segura e saudável.

Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário