domingo, 30 de maio de 2010

Feliz com a Corrida

Eu na Corrida de Revezamento Braskem em Salvador em 2007.
Nuno Cobra diz como utilizar esse esporte para esquecer os problemas e mudar o humor

A caminhada, e posteriormente a corrida, é a forma mais natural que pode existir na prática esportiva. É o exercício com o corpo desenvolvido da maneira mais espontânea que existe entre todas as práticas físicas que se conhece. Ela é tão ancestral que nasceu com o próprio homem, pois era justamente por meio delas que ele conseguia sobreviver em seus eternos deslocamentos na busca perene atrás de sua alimentação diária. Para manter sua sobrevivência, tinha que ser esperto, concentrado e ter condições de destreza e velocidade que o colocasse rapidamente no topo de uma boa árvore, por exemplo, protegendo-se dos predadores de toda ordem a qualquer momento.
O aparelho Cardiovascular e todo seus processos metabólicos se adaptaram de tal maneira que se tornou apto a levar o homem ao máximo de sua capacidade de suportar dificuldade e lidar com o imponderável. Hoje, somos o exemplo desta capacidade de adaptação e superação de obstáculos.
Além disso, todo o meio de estímulos metabólicos do corpo humano foi se formando, chegando ao ponto de conseguir fabricar hormônios estimulantes de fantástico poder e capacidade de promover os estímulos necessários para ele vencer toda e qualquer barreira que se colocasse a sua frente.
Hormônios se desenvolveram, e se mostraram capazes até de tirar por completo a sensação de qualquer dificuldade e até mesmo a própria dor. Também se desenvolveu bastante o poder de fabricar hormônios estimulantes que fornecem satisfações, para que ele pudesse continuar uma fuga nas piores condições físicas e emocionais possíveis, por exemplo. Assim se tornou a parte metabólica especial em fabricar às drogas mais incríveis, a mais desenvolvida de nosso corpo, e capaz das sensações mais exuberantes para que este homem conseguisse chegar até nossos dias.
Foi a alta complexidade de sobrevivência, desde o inicio dos tempos, que fez de nós pessoas extremamente especiais e de tal maneira desenvolvida, que não mais podemos ficar sem aqueles elementos mínimos de solicitação orgânica do movimento. Por tudo isto, o sedentarismo é doentio e diabólico, pois tira do homem a possibilidade de viver a verdadeira vida, acabando por ficar triste e deprimido por ser incapaz de vibrar diante da vida. Além disso, esta falta do movimento é muito perigosa, pois contraria o homem no cerne de sua existência. É importante não deixar esta fase de extremos desenvolvimentos tecnológicos provocar a inércia e tirar de nós tudo aquilo que lutamos tanto para adquirir. Se isto foi conseguido através de milhões de anos de evolução, será necessário outro tanto de anos iguais para nos fazer diferente do que somos hoje.
Por isto quando corremos livres, grudados na natureza, sentimos este pequeno Deus que nos empurra para frente, proporcionando a felicidade completa, por nos fornecer elementos químicos simplesmente impossíveis do homem fabricar artificialmente. E essas substâncias liberadas pela corrida são diferentes e completamente superiores a tudo que o homem tentou conceber até hoje, já que foram constituídas e desenvolvidas numa experiência de milhões de anos. Jamais o homem pode conseguir isto através das máquinas por ele construídas, por mais modernas e magníficas que acredita ser.
Por ser algo inserido em nosso contexto de vida, a corrida possui o poder de mudar o humor das pessoas, já que este é resultado de produtos químicos internos, que elaboram a própria felicidade. Essa sensação é absolutamente química e independente dos acontecimentos de nossa vida. A corrida coloca o homem em equilíbrio com ele mesmo, aprofunda o seu conhecimento e percepção de seu Eu interior magnífico, favorece sua criatividade, iluminando o seu pensamento.
Quando este homem corre solto, sereno e veloz, todo aquele processo metabólico criado, desenvolvido e testado por milhões de anos, introduz nele uma química de inexplicável valor e poder. Ele então percorre distancias estupendas, corre sem se cansar. Desfruta desta explosão de sensações magníficas que eleva seu espírito e enaltece sua alma, proporcionando à suas emoções momentos de incalculável beleza e leveza. É o símbolo maior da paz, do conforto, do bem-estar a atingir o homem de forma doce e serena, mostrando a vida na sua forma mais simples e profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário